quarta-feira, 26 de junho de 2013

STALINGRAD, Part II - Getting there ...


Chegar em Volgograd já é uma aventura, não existem muitos trens e só vendo lá para entender o que seria atravessar 1500km de trem até as estepes do Volga, resumindo bem resumido, nada é em inglês, tudo é em alfabeto cirílico, de proposito para durante a guerra fria espião ser pego perdido pelas cidades ... mas já acabou né ... ninguem absolutamente ninguem fala ingles nem nas maiores estações de Moscow, e o pior passagens pela internet é piada ... NÃO TEM ... o que me obrigou a ir de avião a contra gosto ...


caminho pro aeroporto que parece não ter mudado muito desde a guerra 









Saindo do Sheremetyevo International Airport - Шереметьево, acredite é isso mesmo ... pousei na Base Aérea GUMRAK, ou aeroporto de volgogrado, dependendo do que pousa srsrs e já tomei um esporro e quase perdi a câmera tentando fotografar os Mig´s e Sukohois, tirar foto de certas coisas lá é crime.


Esta é a foto que quase custou a camera, e só da pra ver um helicoptero de transporte, os Migs estão dentro de hangares esquisitos ao fundo atraz do busão.


Gumrak Airport, Air Force Base 

O aeroporto é o mesmo que os alemães contruiram e as pistas abandonadas na lateral são idênticas as que ví na Alemanha, mesma técnica de construção e mesmo tipo de material.

Transportar-se em Volvograd é tranquilo, um ônibus muito zoado vai e volta pro aeroporto, os taxistas são muito menos animalescos que os de Moscow, e o metro corta a cidade pela parte de baixo paralelo ao rio, tem poucas estações e uma pernada legal até os sites que estão espalhados pela cidade, eu fiquei perto do Volga e optei por usar o metro, e foi tranquilo, pois Volgagrad é uma cidade pequena de interior.


Onibus que liga o centro de Volgograd com o aeroporto. 

Observe no mapa da cidade, que o grosso do combate foi na linha do rio, mas existem muitos outros locais imperdiveis nos arredores, pesquise as empresas de tour, pois é dificil encontrar se não falar russo, na cidade em cada esquina vc vai encontrar militaria espalhada e não se espante se der de cara com um lindo T34, em uma praça cheia de estrelas e memoriais dos inúmeros combates.

Peguei carona com um cara que eu acho que era da reserva e que me ajudou muito com os mapas e localizações, como bom brasuca colei nele por causa do carro dele que é esse de baixo e escalei uma carona com mimica e valeu o esforço o carro dele foi comprado do exército, e é bem forte como um land rover defender.

"Defender" russo ! 

Bom, instalado e de banho tomado, reclamando da péssima luz para fotos, bora pra começar o tour !!!!

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