quarta-feira, 26 de junho de 2013

STALINGRAD, Part V - Mamayev Kurgen, Мамаев Курган.


Indico iniciar a sua tour pela Colina Mamayev, Mamayev Kurgan (Russian: Мамаев Курган), "túmulo de mamayev" (um guerreiro ucraniano do século XIV.).

Por ser o único ponto elevado da cidade, permite a visualização de todo o front em 360 graus, (a região é de estepes urais), bem como o controle das duas aureolas do lendário Rio Volga, esta colina foi o ponto estratégico mais disputado durante o cerco a Stalingrado, mudou de mãos por dezenas de vezes, e presenciou uma das maiores carnificinas humanas da nossa história.

O acesso ao local não é propriamente o desafio das tropas, mas a falta de cobertura vegetal, e a alta concentração de forças por todos os lados, aliado ao frio do inverno e calor absurdo no verão, tornou essa batalha uma das mais difíceis da guerra toda.


70 anos !

Para defendê-la, os soviéticos construíram fortes linhas de defesa nas encostas da colina, incluindo trincheiras, campos de minas e linhas de arame farpado. O alemães lançaram fortes ataques contra a área, sofrendo pesadas baixas. Quando finalmente capturaram a colina, começaram a usar da artilharia em seu cimo contra o centro da cidade, principalmente sobre a estação ferroviária de Stalingrado, ocupada pelos defensores, capturada a 14 de setembro de 1942.

Subida Russa

No mesmo dia, a 13ª Divisão de Guardas de Rifle, comandada pelo general Alexandr Rodimtsev, chegou à cidade através do rio Volga, sob pesado fogo da artilharia alemã e seus dez mil homens entraram imediatamente em combate, recapturando a colina no dia 16 e lutando para reconquistar a estação ferroviária, tomada pelos alemães, sofrendo pesadas baixas. No dia seguinte, quase todos os soldados da divisão pereceram no combate. Os soviéticos continuaram reforçando suas forças o mais rápido possível com todos os meios humanos disponíveis e durante o dia ataques e contra-ataques dos dois lados causaram grande mortandade entre as duas tropas inimigas.
chama eterna !

Mamayev mudou de mãos diversas vezes. Em 27 de setembro, os alemães recapturaram metade da colina, mas os soviéticos permaneceram entrincheirados em suas posições nas encostas e assim permaneceram até 23 de janeiro de 1943, quando a contra-ofensiva de inverno encurralou e destruiu as tropas alemãs em Stalingrado.

Ao fim da luta genocida, o solo ensanguentado estava arado e coberto de fragmentos de metal e corpos. O terreno da colina havia continuado negro no inverno, porque a neve se dissolvia a meio de centenas de explosões diárias numa pequena área. Na primavera seguinte ele continuou negro, devido à vegetação não crescer no solo revolvido e contaminado. As encostas íngremes da colina se tornaram rasas e gastas, pelos intensos e contínuos bombardeios. 





Ainda hoje, é possível encontrar fragmentos de ossos e lascas de metal enterrados no solo de Mamayev Kurgan.












Nenhum comentário:

Postar um comentário