segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Lendas da IIWW - A FEB e o tanque Sherman !!

essa eu não poderia deixar de publicar, a um bom tempo atraz, ví isso numa revista playboy e creio que tenha tudo a ver com o tema do blog ...

"A Tropa americana que dividiu acampamento com a FEB (Força Expedicionária Brasileira) em 1944, nem imaginava o pelotão casca-grossa que estava a seu lado.

O pelotão da FEB chega a uma clareira no Vale Garfagnana, no Norte da Itália.
O acampamento fica próximo a outro pelotão aliado, formado por uma divisão americana e alguns poucos soldados ingleses. As barracas brasileiras estão a cerca de 200m do acampamento aliado, mas há liberdade total de ir e vir entre os soldados, que tentam se enturmar.
Os brasileiros percebem que coisas estão sumindo da dispensa da tropa. Caixas com latas de comida, rapadura, cachaça, cobertores e até munição desaparecem.
Os responsáveis pela cozinha pedem para falar com o comandante e reclamam. Soldados americanos foram vistos rondando as barracas. O coronel brasileiro foi falar com os oficiais americanos e recebe como resposta risadas "Isto aqui é uma guerra, não um colégio.
Os homens estão tensos, precisam extravasar seus instintos.
Vocês que saibam proteger seu material e pronto" e a reunião é encerrada. Contrariado, o comandante brasileiro retorna e relata o encontro a seus soldados.
Ao terminar, fica um pouco em silêncio, enquanto os homens resmungam e cochicham. "Essas são as regras. Quer dizer, não há regras aqui.
Façam então o que devem fazer", conclui o comandante.
Dias depois, o oficial americano visita os brasileiros e, humilde, pede: "Quanto aos alimentos, às roupas e às munições, tudo bem.
Mas, por favor, devolvam nosso TANQUE!"

O coronel brasileiro, que soube do roubo do veículo na noite anterior, viu que o americano finalmente descobrira com quem estava se metendo, e continuamos nossa trajetória na Itália.

Vale ressaltar que na primeira matéria deste blog, indico o monumento no antigo cemitério brasileiro em Pistóia, que vale a visita, no qual foram enterrados os mais de 700 brasileiros mortos em batalha nos campos da Itália, dentre os mais de 20 mil brasileiros enviados para o front Europeu, assinalo que fora os países envolvidos no conflito, nossos esforços foram os maiores dentre "todas as nações do terceiro mundo" durante a IIWW.

2 comentários:

  1. amigo sou modelista militar e queria fazer um modelo baseado besta historia - e dai pergunto qual a origem dela quem narrou - será que há foto - me desculpe ma sum sujeito que vive pra criticar bateu de frente com a narrativa que coloquei no link abaixo e queria dar mais dados pra ele - http://webkits.hoop.la/topic/projeto-firefly-do-brasil?reply=367355346381013444#367355346381013444

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa ! kkkk velho eu vi a discussão, não coloquei nenhuma foto pois não tenho, e a fonte é um médico amigo da familia que serviu como médico de campanha, contudo infelizmente ele não está mais vivo !

      Excluir