quarta-feira, 26 de junho de 2013

STALINGRAD, Part V - Mamayev Kurgen, Мамаев Курган.


Indico iniciar a sua tour pela Colina Mamayev, Mamayev Kurgan (Russian: Мамаев Курган), "túmulo de mamayev" (um guerreiro ucraniano do século XIV.).

Por ser o único ponto elevado da cidade, permite a visualização de todo o front em 360 graus, (a região é de estepes urais), bem como o controle das duas aureolas do lendário Rio Volga, esta colina foi o ponto estratégico mais disputado durante o cerco a Stalingrado, mudou de mãos por dezenas de vezes, e presenciou uma das maiores carnificinas humanas da nossa história.

O acesso ao local não é propriamente o desafio das tropas, mas a falta de cobertura vegetal, e a alta concentração de forças por todos os lados, aliado ao frio do inverno e calor absurdo no verão, tornou essa batalha uma das mais difíceis da guerra toda.


70 anos !

Para defendê-la, os soviéticos construíram fortes linhas de defesa nas encostas da colina, incluindo trincheiras, campos de minas e linhas de arame farpado. O alemães lançaram fortes ataques contra a área, sofrendo pesadas baixas. Quando finalmente capturaram a colina, começaram a usar da artilharia em seu cimo contra o centro da cidade, principalmente sobre a estação ferroviária de Stalingrado, ocupada pelos defensores, capturada a 14 de setembro de 1942.

Subida Russa

No mesmo dia, a 13ª Divisão de Guardas de Rifle, comandada pelo general Alexandr Rodimtsev, chegou à cidade através do rio Volga, sob pesado fogo da artilharia alemã e seus dez mil homens entraram imediatamente em combate, recapturando a colina no dia 16 e lutando para reconquistar a estação ferroviária, tomada pelos alemães, sofrendo pesadas baixas. No dia seguinte, quase todos os soldados da divisão pereceram no combate. Os soviéticos continuaram reforçando suas forças o mais rápido possível com todos os meios humanos disponíveis e durante o dia ataques e contra-ataques dos dois lados causaram grande mortandade entre as duas tropas inimigas.
chama eterna !

Mamayev mudou de mãos diversas vezes. Em 27 de setembro, os alemães recapturaram metade da colina, mas os soviéticos permaneceram entrincheirados em suas posições nas encostas e assim permaneceram até 23 de janeiro de 1943, quando a contra-ofensiva de inverno encurralou e destruiu as tropas alemãs em Stalingrado.

Ao fim da luta genocida, o solo ensanguentado estava arado e coberto de fragmentos de metal e corpos. O terreno da colina havia continuado negro no inverno, porque a neve se dissolvia a meio de centenas de explosões diárias numa pequena área. Na primavera seguinte ele continuou negro, devido à vegetação não crescer no solo revolvido e contaminado. As encostas íngremes da colina se tornaram rasas e gastas, pelos intensos e contínuos bombardeios. 





Ainda hoje, é possível encontrar fragmentos de ossos e lascas de metal enterrados no solo de Mamayev Kurgan.












STALINGRAD, PART IV - BATTLE MAP


STALINGRAD, Part III - Timeline

Um breve timeline para ajudar a se situar.

Battle of Stalingrad Timeline
July 17, 1942 - Battle of Stalingrad begins as the Luftwaffe begins to bomb the city and Soviet shipping on the Volga River
August 23, 1942 - Panzer column reaches Volga River just north of Stalingrad
September 13, 1942 - German ground offensive starts in the city
November 19, 1942 - Red Army begins Operation Uranus to encircle German 6th Army
November 23, 1942 - Encirclement is complete trapping roughly 290,000 Axis troops
December 12, 1942 - Field Marshal von Manstein's army group launches an attack to relieve the 6th Army in Stalingrad. German advance is pushed back by the Soviets.
February 2, 1943 - German troops trapped at Stalingrad surrender

STALINGRAD, Part II - Getting there ...


Chegar em Volgograd já é uma aventura, não existem muitos trens e só vendo lá para entender o que seria atravessar 1500km de trem até as estepes do Volga, resumindo bem resumido, nada é em inglês, tudo é em alfabeto cirílico, de proposito para durante a guerra fria espião ser pego perdido pelas cidades ... mas já acabou né ... ninguem absolutamente ninguem fala ingles nem nas maiores estações de Moscow, e o pior passagens pela internet é piada ... NÃO TEM ... o que me obrigou a ir de avião a contra gosto ...


caminho pro aeroporto que parece não ter mudado muito desde a guerra 









Saindo do Sheremetyevo International Airport - Шереметьево, acredite é isso mesmo ... pousei na Base Aérea GUMRAK, ou aeroporto de volgogrado, dependendo do que pousa srsrs e já tomei um esporro e quase perdi a câmera tentando fotografar os Mig´s e Sukohois, tirar foto de certas coisas lá é crime.


Esta é a foto que quase custou a camera, e só da pra ver um helicoptero de transporte, os Migs estão dentro de hangares esquisitos ao fundo atraz do busão.


Gumrak Airport, Air Force Base 

O aeroporto é o mesmo que os alemães contruiram e as pistas abandonadas na lateral são idênticas as que ví na Alemanha, mesma técnica de construção e mesmo tipo de material.

Transportar-se em Volvograd é tranquilo, um ônibus muito zoado vai e volta pro aeroporto, os taxistas são muito menos animalescos que os de Moscow, e o metro corta a cidade pela parte de baixo paralelo ao rio, tem poucas estações e uma pernada legal até os sites que estão espalhados pela cidade, eu fiquei perto do Volga e optei por usar o metro, e foi tranquilo, pois Volgagrad é uma cidade pequena de interior.


Onibus que liga o centro de Volgograd com o aeroporto. 

Observe no mapa da cidade, que o grosso do combate foi na linha do rio, mas existem muitos outros locais imperdiveis nos arredores, pesquise as empresas de tour, pois é dificil encontrar se não falar russo, na cidade em cada esquina vc vai encontrar militaria espalhada e não se espante se der de cara com um lindo T34, em uma praça cheia de estrelas e memoriais dos inúmeros combates.

Peguei carona com um cara que eu acho que era da reserva e que me ajudou muito com os mapas e localizações, como bom brasuca colei nele por causa do carro dele que é esse de baixo e escalei uma carona com mimica e valeu o esforço o carro dele foi comprado do exército, e é bem forte como um land rover defender.

"Defender" russo ! 

Bom, instalado e de banho tomado, reclamando da péssima luz para fotos, bora pra começar o tour !!!!