sábado, 6 de setembro de 2014

Auschwitz-Birkenau

Viagem a Krakow na Polônia, uma visita obrigatória ao ícone da maldade humana, pesado, odioso, revoltante e sombrio, te faz pensar ...

Portão da morte














Stalingrad - Part VI - Panorama Museum

Museu Panorama Stalingrad
Museu Panorama Stalingrad, com as ruinas do moinho.

Vassili Zaitsev

Maquete animal da batalha
Vassili Zaitsev favorite Mosin Nagant


Luger






Katiuska



Rendição 6º Armee

Mesa na qual Gen. Paulus, assina a sua rendição.




Triunvirato Aliado, 1943, Casablanca
Veterana de Guerra, exército vermelho.






Destroços de tanques nos mesmos locais aonde foram abatidos

T34 ao centro

Homenagem aos trens que
 conseguiram trazer os suprimentos e soldados necessários a defesa de Stalingrado





Veterano observa as maquinas em que combateu, este veterano da Guerra do Afeganistão








STALINGRAD, PART V - The city

Volgograd esta espalhada ao longo do rio Volga, existe uma linha de metro que corre sob o a avenida principal, paralelamente ao Volga, a chegada desde o aeroporto pelo ônibus demora quase uma hora.

A colina Mamayev esta a norte do centro, estação Mamayev do metrô, e o museu panorama esta localizado as margens de um dos locais de desembarque, Chuikova St., 47, Volgograd 400005, Rússia, estação do metrô, Ploshchad' Lenina.

Este museu, foi a mais grata das surpresas que encontrei nessa cidade, ele possui uma estrutura muito boa, e apesar de não possuir sequer uma lojinha de souvenirs, o museu possui toda a historia da batalha, a mesa na qual Paulus foi interrogado, os fuzis de Vasili Zaytzev, e uma estonteante maquete da batalha que não deixou nada a desejar aos melhores museus de guerra do mundo, e mereceu um post separado.



O famoso Pavlov´s house esta localizado em frente ao Museu Panorama, com uma linda praça em forma circular do outro lado do prédio em frente a avenida que esta a estação de metrô.

Neste local o Sargento Yakov Fedotovich Pavlov, reza a lenda que teria matado nesta casa mais alemães do que se perdeu em toda invasão da França, o local é sinistro.



Outro ponto imperdível, é a praça e toda a extensão da rua que segue ao local dos principais desembarques, retradada no filme Enemy at the Gates, o qual retrata por sua vez, a trajetória do incrível snyper russo, Vasilli Saytzev, mostram a enorme homenagem ao mesmo no Museu Panorama, mencionado acima.




Esta praça impressiona, e dá a dimensão do que deve ter sido o inverno de 42/43 naquela batalha, a cidade demolida, os russos atravessando o largo e caudaloso Volga, sob severo bombardeio aéreo e de artilharia, e neste ponto é no qual o rio oferece melhor condição de travessia.

Os caras merecem a fama de imbatíveis, lutaram sem armamento ou equipamentos praticamente sem apoio aéreo ou artilharia pesada até quase o fim quando finalmente os russos conseguiram pinçar o 6º exército, e renderam Fld.Mrsch Von Paulus.