Descobri este museu completamente por acaso e ainda melhor, é de graça !
A Espanha foi a nação mais poderosa do mundo, durante a época do renascimento, até o século XVI, com a derrota da Armada do Imperador Felipe, perante Elisabeth I, a última representante da dinastia dos Tudor, que gerou um turnover na economia espanhola do qual jamais se recuperariam em igual grandeza.
A glória e esplendor do Império espanhol, encontram-se preservados por todo o país, não sido envolvida territorialmente na segunda guerra, e tendo sido pontualmente bombardeada durante a Guerra Civil, a Espanha, como um todo, preserva a sua história de maneira exemplar.
A Espanha possui ainda uma história militar pregressa a era do descobrimento, que merece igual notoriedade, seu terrítório, é um asseveradametne multi-cultural, tendo sido palco das Cruzadas dentro da Europa, seu territorio foi dominado pelos mouros do norte da África, seguidores do Islã por séculos, os califados espanhois chegaram a ser os mais poderosos de todo o Islã.
A influência moura na cultura espanhola, pode ser vista claramente na região da Andalucia, em cidades como Sevilha, Cadiz, Algecira e Granada, monumentos a ceu aberto destes tempos áureos.
A influência moura na cultura espanhola, pode ser vista claramente na região da Andalucia, em cidades como Sevilha, Cadiz, Algecira e Granada, monumentos a ceu aberto destes tempos áureos.
Logo no centro do hall de entrada do museu, você vai encontrar a maquete da foto explicando passo a passo, (com recursos multimidia), a maior batalha das cruzadas na Espanha, que foi a tomada de Sevilha, batalha de estratégia dificil, e ampla coordenaçao de forças diferentes, sendo talvez a mais complicada das batalhas travada nas cruzadas contra os mouros, é linda, toda animada, relata a batalha em detalhes que chegam a unidade de infantaria, e mostra uma coisa que passou desapercebido na história, a grande participação dos reis portugueses na decisão da batalha, bem como da sua enorme ligacao com os reis espanhois.
No atrio existem maquetes de todas as fortifcações espanholas nas colonias americanas, mostrando a diferença com o que foi feito no Brasil, e daí agradecemos a Deus por ninguém ter prestado atenção na gente, pois teriamos sido invadidos e tomados por qualquer um, nossas raras defesas contemporaneâs aos fortes que guarneciam a america espanhola, foram construidas basicamente com pedras, usando gordura de baleia, com areia, como liga no lugar de cimento.
Estes fortes foram construidos na regiao do caribe, Cuba, Honduras, Venezuela, Colombia e muitos outros paises, bem como por todo o pacifico espanhol até bem para dentro do México e chegando ao norte, até a regiao que hoje fica a California, construídos com ânimo de ocupação definitiva, com pedras e concreto, desenhados com estas muralhas em forma de cunha, que servia para desviar os projeteis utilizados nas caravelas de madeira, da época que foram construídos, este desenho perdurou até a invensao da muniçao moderna propulsionada e explosiva.
Muitos destes fortes e castelos passaram por muitos cercos e batalhas, e perduram inteiros até hoje !
Muitos destes fortes e castelos passaram por muitos cercos e batalhas, e perduram inteiros até hoje !
No andar inferior existe um numero enorme de cristaleiras com miniaturas de tudo o que vc pode imaginar na area militar, artilharia, cavalaria e muita infantaria espanhola e de outros locais.
Seguindo encontramos uma serie impressionante de stands com armas leves de todas as epocas do mundo, desde as armaduras medievais, espadas, canhões primitivos e todas as armas leves que eu tenho conhecimento estavam lá, essa quantidade de armas leves, não ví nem quando visitei West Point nos EUA, confira as fotos abaixo ...
Por possuir tanto material sobre a segunda guerra mundial, achei que valia postar.
Museo Militar Region Sur
Plaza España S/N
Puerta de Aragón
41013 Sevilla, Espanha