quarta-feira, 26 de junho de 2013

STALINGRAD, Part V - Mamayev Kurgen, Мамаев Курган.


Indico iniciar a sua tour pela Colina Mamayev, Mamayev Kurgan (Russian: Мамаев Курган), "túmulo de mamayev" (um guerreiro ucraniano do século XIV.).

Por ser o único ponto elevado da cidade, permite a visualização de todo o front em 360 graus, (a região é de estepes urais), bem como o controle das duas aureolas do lendário Rio Volga, esta colina foi o ponto estratégico mais disputado durante o cerco a Stalingrado, mudou de mãos por dezenas de vezes, e presenciou uma das maiores carnificinas humanas da nossa história.

O acesso ao local não é propriamente o desafio das tropas, mas a falta de cobertura vegetal, e a alta concentração de forças por todos os lados, aliado ao frio do inverno e calor absurdo no verão, tornou essa batalha uma das mais difíceis da guerra toda.


70 anos !

Para defendê-la, os soviéticos construíram fortes linhas de defesa nas encostas da colina, incluindo trincheiras, campos de minas e linhas de arame farpado. O alemães lançaram fortes ataques contra a área, sofrendo pesadas baixas. Quando finalmente capturaram a colina, começaram a usar da artilharia em seu cimo contra o centro da cidade, principalmente sobre a estação ferroviária de Stalingrado, ocupada pelos defensores, capturada a 14 de setembro de 1942.

Subida Russa

No mesmo dia, a 13ª Divisão de Guardas de Rifle, comandada pelo general Alexandr Rodimtsev, chegou à cidade através do rio Volga, sob pesado fogo da artilharia alemã e seus dez mil homens entraram imediatamente em combate, recapturando a colina no dia 16 e lutando para reconquistar a estação ferroviária, tomada pelos alemães, sofrendo pesadas baixas. No dia seguinte, quase todos os soldados da divisão pereceram no combate. Os soviéticos continuaram reforçando suas forças o mais rápido possível com todos os meios humanos disponíveis e durante o dia ataques e contra-ataques dos dois lados causaram grande mortandade entre as duas tropas inimigas.
chama eterna !

Mamayev mudou de mãos diversas vezes. Em 27 de setembro, os alemães recapturaram metade da colina, mas os soviéticos permaneceram entrincheirados em suas posições nas encostas e assim permaneceram até 23 de janeiro de 1943, quando a contra-ofensiva de inverno encurralou e destruiu as tropas alemãs em Stalingrado.

Ao fim da luta genocida, o solo ensanguentado estava arado e coberto de fragmentos de metal e corpos. O terreno da colina havia continuado negro no inverno, porque a neve se dissolvia a meio de centenas de explosões diárias numa pequena área. Na primavera seguinte ele continuou negro, devido à vegetação não crescer no solo revolvido e contaminado. As encostas íngremes da colina se tornaram rasas e gastas, pelos intensos e contínuos bombardeios. 





Ainda hoje, é possível encontrar fragmentos de ossos e lascas de metal enterrados no solo de Mamayev Kurgan.












STALINGRAD, PART IV - BATTLE MAP


STALINGRAD, Part III - Timeline

Um breve timeline para ajudar a se situar.

Battle of Stalingrad Timeline
July 17, 1942 - Battle of Stalingrad begins as the Luftwaffe begins to bomb the city and Soviet shipping on the Volga River
August 23, 1942 - Panzer column reaches Volga River just north of Stalingrad
September 13, 1942 - German ground offensive starts in the city
November 19, 1942 - Red Army begins Operation Uranus to encircle German 6th Army
November 23, 1942 - Encirclement is complete trapping roughly 290,000 Axis troops
December 12, 1942 - Field Marshal von Manstein's army group launches an attack to relieve the 6th Army in Stalingrad. German advance is pushed back by the Soviets.
February 2, 1943 - German troops trapped at Stalingrad surrender

STALINGRAD, Part II - Getting there ...


Chegar em Volgograd já é uma aventura, não existem muitos trens e só vendo lá para entender o que seria atravessar 1500km de trem até as estepes do Volga, resumindo bem resumido, nada é em inglês, tudo é em alfabeto cirílico, de proposito para durante a guerra fria espião ser pego perdido pelas cidades ... mas já acabou né ... ninguem absolutamente ninguem fala ingles nem nas maiores estações de Moscow, e o pior passagens pela internet é piada ... NÃO TEM ... o que me obrigou a ir de avião a contra gosto ...


caminho pro aeroporto que parece não ter mudado muito desde a guerra 









Saindo do Sheremetyevo International Airport - Шереметьево, acredite é isso mesmo ... pousei na Base Aérea GUMRAK, ou aeroporto de volgogrado, dependendo do que pousa srsrs e já tomei um esporro e quase perdi a câmera tentando fotografar os Mig´s e Sukohois, tirar foto de certas coisas lá é crime.


Esta é a foto que quase custou a camera, e só da pra ver um helicoptero de transporte, os Migs estão dentro de hangares esquisitos ao fundo atraz do busão.


Gumrak Airport, Air Force Base 

O aeroporto é o mesmo que os alemães contruiram e as pistas abandonadas na lateral são idênticas as que ví na Alemanha, mesma técnica de construção e mesmo tipo de material.

Transportar-se em Volvograd é tranquilo, um ônibus muito zoado vai e volta pro aeroporto, os taxistas são muito menos animalescos que os de Moscow, e o metro corta a cidade pela parte de baixo paralelo ao rio, tem poucas estações e uma pernada legal até os sites que estão espalhados pela cidade, eu fiquei perto do Volga e optei por usar o metro, e foi tranquilo, pois Volgagrad é uma cidade pequena de interior.


Onibus que liga o centro de Volgograd com o aeroporto. 

Observe no mapa da cidade, que o grosso do combate foi na linha do rio, mas existem muitos outros locais imperdiveis nos arredores, pesquise as empresas de tour, pois é dificil encontrar se não falar russo, na cidade em cada esquina vc vai encontrar militaria espalhada e não se espante se der de cara com um lindo T34, em uma praça cheia de estrelas e memoriais dos inúmeros combates.

Peguei carona com um cara que eu acho que era da reserva e que me ajudou muito com os mapas e localizações, como bom brasuca colei nele por causa do carro dele que é esse de baixo e escalei uma carona com mimica e valeu o esforço o carro dele foi comprado do exército, e é bem forte como um land rover defender.

"Defender" russo ! 

Bom, instalado e de banho tomado, reclamando da péssima luz para fotos, bora pra começar o tour !!!!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

STALINGRAD, Part I - this is Russia ...

Enfim, o destino top da minha lista, Stalingrad, hoje Cidade Heróica de Volgograd, longos 20 e poucos anos até que pudesse pisar nesse solo no qual foi travada a maior batalha da história humana, com mais de dois milhões de mortos de ambos lados, e uma destruição material incalculável, na real, a Rússia parece o Brasil nisso e até hj a cidade não foi exatamente reconstruída, não tem calçadas direito, um amontoado de prédios soviéticos caindo aos pedaçõs, uma baita sujeira, e um povo que realmente nunca vai perder uma guerra, pois vivem e se tratam como em um combate diário ... educação, gentileza e honestidade passam ao largo desse povo, e olha que eles são quase europa ocidental, na verdade após a visita que cobriu muitas outras cidades russas, posso afirmar que a Rússia pode ser geograficamente denominada Europa, mas socialmente é pior do que a America do Sul, não existem direitos fundamentais, a polícia é a primeira a tentar de roubar ou extorquir, e o povo é absolutamente rude, nojento e muito, mais muito agressivo e mal educado.
Se você não tem interesse em assuntos militares, como eu, a dica para viajar para Rússia, é única, NÃO VÁ !
Gaste seu dinheiro nos balticos ou scandinavos, pois a Rússia não é um local turístico, e vc vai se aborrecer e ser distratado, agredido ou roubado com certeza ... opinião de um mochileiro com 20 anos de janela, e que com essa conhece todas as principais cidades e regiões da europa, ásia e américas, de maneira que não se trata de uma impressão superficial, ou isolada, foram 12 dias vivendo a fundo o que é ser um turista na Rússia ...
Os taxis na Rússia não tem taxímetro, aconselho usar mimica ou escrever o valor no papel antes de combinar a corrida, quase todos são ilegais e não deu pra encarar até porque os caras param o carro e qdo não entendem a primeira palavra te mandam uma pica na cara e saem fora. 
Não existem centros turisticos úteis por lá e aconselho imprimir tudo aqui, mapas de metro em especial, mas no alfabeto deles, pois nada e em outra língua e com o tempo vc aprende a decorar o formato das letras e vai que vai ...
Tentando entender isso, conversei com muita gente, e a única resposta que me fez sentido, foi de um cara no hotel que falava inglês, o que é raro, THIS IS RUSSIA !

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Feira de recrutamento das forças armadas russas em Moscow.

Moscow, Russia Federation, June 2013.

Passando por Moscow me deparei com esta feira militar em plena praça vermelha que achei bem legal ...

Todas as unidades especiais estavam na praça, bem representadas, meio esquisito os caras fazendo flexão na praça sei lá ... deve funcionar pra eles !

Segue algumas fotos interessantes.






Segunda Guerra mundial !









segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cenas do pós Guerra - Metro-Bunkers de Moscow

Incrível, como as sociedades comunistas construíram cidades voltadas
ao estado e não ao cidadão, estruturas gigantescas, imundas horríveis e nada funcionais, sem acessibilidade nenhuma para velhos e deficientes, os metros de Moscow ficaram famosos pela beleza das estações, o que eu discordo, pois bastou descer no primeiro para perceber que foram construidos como bunkers capazes de abrigar as pessoas inclusive em caso de ataque nuclear.
O metro tem mais de 50m de profundidade fácil, com paredes todas triplas e mega estrutura de concreto que demonstra que aquilo não é apenas uma estação de trem.
Tomamos um susto com o um idiota bebado, bem comuns por essas terras, que jogou uma big Coke no trilho do metro na frente do trem, e a explosão causou a evacuação da estação, do nada abriram portas da onde pareciam paredes, e apareceram os temíveis policiais das unidades anti terror, e em segundos o cara estava na robada, foi um espancamento, não uma prisão ...
tudo isso com direito a correria E NENHUM PLANO DE EVACUAÇÃO !
enfim segue foto que mostra a profundidade destes bunkers disfarçados de estação de metro .. rsrsrsrs