Complementando o post original de Berlin, segue de presente a sugestão que eu ganhei de uma "mochileira", que tbem curte conhecer de tudo um pouco, e não se contenta mais com os guias normais de backpacking ... uma visita a Sachsenhausen, campo de concentração politico e de extermínio, que funcionou perto da cidade.
Saindo de Berlin usando o S-Bahn, metrozão de superfície urbano, até a cidade de Oranienburg, que não é a estação de metro de berlim, é outra cidade, no cinturão de Berlin (Brandenburg), e leva pelo menos meia hora até lá, são aprx 30km do centro de Berlin.
Da estação da cidade de Oranienburg, você pega o ônibus 804, e desce na parada (haltstelle) Gedenkstätte.
A primeira foto é da entrada da camera de gás, a segunda das famosas paredes de arame eletrocutado, e a segunda relata a famosa marcha forçada que a SS obrigou aos detentos realizarem no fim da guerra, como forma de evitar que o campo deixasse provas ... que ódio.

Como sempre, visitar os campos, não é uma trip que vc faz feliz, é diferente de se visitar um campo de batalha, é pura covardia, é revoltante, mas eu acredito que todo mundo deve pelo menos uma vez na vida entrar nisso, e sentir ainda que somente a energia, o que aconteceu, para nunca mais deixarmos que essa história seja esquecida, como exemplo para as gerações futuras do que foi esse conflito e que o holocausto existiu, sim, é inegável !
Boa trip,
postando com apoio da irmã e mochileira Cinthia, que nos presenteia com essa dica !
o sentimento ao conhecer um campo de concentração, não é de raiva pelos nazistas, mas de indignação pelo o quê o ser humano é capaz de fazer por Poder...
ResponderExcluir